Um defeito no design das Radeon HD 4870 e 4890?

Um defeito no design das Radeon HD 4870 e 4890?

Os nossos colegas do Canard PC publicaram um interessante artigo sobre as placas gráficas Radeon HD 4870 e 4890. De fato, graças à nova versão do OCCT e do seu novo teste de estabilidade cerca de 10% mais voraz do que o anterior, alguns defeitos puderam ser constatados sobre as placas gráficas Radeon HD 4870 e 4890.

Quando o programa é iniciado com as placas Radeon HD 4870, 4890 e 4870 X2 os testes congelaram e isso simplesmente tornou obrigatória a reinicialização do PC. O mesmo teste não apresentou nenhum problema com as Radeon HD 4850, 4770, 3870 e nem mesmo sobre a placa gráfica NVIDIA avaliada. Agora só é preciso descobrir a origem do problema. Visivelmente, isso não seria um problema de superaquecimento, pois independente do sistema de ventilação utilizado, os sintomas continuam os mesmos. Mas baixando a freqüência da GPU, os travamentos pararam, mas eles retornaram quando a tensão foi aumentada. Portanto, a fonte destes problemas estaria no regulador de tensão (VRM) que seria incapaz de fornecer a energia necessária para o bom funcionamento das placas, baseadas no design de referencia, em plena carga. Sendo assim, somente as placas que exploram o design de referência seriam afetadas. Nossos colegas conseguiram rodar o teste de estabilidade sem nenhum travamento numa PowerColor PCS+ que utiliza um design do próprio fabricante e que apresenta 4 fases de alimentação no lugar das 3 fases dos modelos de referencia.

Agora, será que a AMD quis economizar ao empregar uma fonte muito limitada para as suas placas? É difícil dizer, mas parece que a companhia de Sunnyvale já está de olho neste problema. Resta saber qual será a solução para resolver isso. Uma das hipóteses seria uma solução via software que consistiria em detectar as aplicações para reduzir as freqüências de operação e limitar os danos. Infelizmente, esta solução, já utilizada pelo programa FurMark, implica anum redução da performance. Obviamente, nenhum jogo atual no mercado exige tanto das placas gráficas quanto os testes OCCT e FurMark, mas este é um motivo válido para que o usuário aceite as placas que aparentemente não são capazes de explorar plenamente o seu potencial?

Deixe um comentário